Parede de bloco de vidro

Sempre gostei do efeito visual das paredes de blocos de vidro e queria ter uma em casa. Ela foi construída essa semana e servirá de balcão, dividindo a cozinha e a sala de jantar.

Para quem não sabe (eu não sabia, rs), existe uma argamassa específica para assentar blocos de vidro. Aqui usamos a da Fortaleza (foto) e entre cada fileira de bloco (vertical e horizontal), o pedreiro colocou uma barra de ferro de 3/16″, formando uma tela, para aumentar a sustentação.

Agora só falta o tampo de mármore. Gostaram?

Anúncios

66 comentários em “Parede de bloco de vidro

  1. estou fazendo um balcao igual ao seu com a mesma quantidade de blocos…tenho que fazer esta base de cimento embaixo? n posso comecar com bloco? mostre como ficou com o marmore!

    1. Oi Paula! Preferi fazer a base de cimento por conta do rodapé, para acompanhar as demais paredes. Acheiq que ficaria estranho sem rodapé. Também foi orientação da arquiteta, evitando possíveis quebras dos blocos de vidro com chutes (vai que acontece, né). Ainda está sem o mármore, mas o tampo medirá 30 cm.

    2. Olá Valéria, por favor você poderia me ajudar, ou me dar uma idéia, meu banheiro fica bem de frente com a sala de estar. Então gostaria de colocar uma parede de bloco de vidro, para ter uma divisória e um charme também, eu coloco os blocos de vidros até o teto ou não? Haa em relação ao bloco de vidro ir apoiado em uma fileira de bloco, para não ter perigo de quebrar, o que você acha? e na parte que os blocos vão em cima eu pinto de branco normalmente?
      Fico no Aguardo, para suas dicas que ajudam muito

  2. Oi tbem estou afim de fazer assim, essas barras de ferro no meio é pra ajudar na sustentação do marmore, tem fotos dele pronto e qual a medida do marmore que vc usou (largura).

    1. Oi Vander! As barras de ferro são para a sustentação dos blocos de vidro mesmo, não exatamente do mármore. Ainda está sem a pedra, com na foto do post, mas vou colocar um tampo de 30 cm. Quando estiver pronto coloco novas fotos.

  3. boa noite, tenho uma sala que tem uma porta para a cozinha e quero fazer uma parede de bloco de vidro,tipo uma cozinha americana para tira o impacto da cozinha, qual a altura quê devo colocar 120cm?a parede q pretendo fazer é de 100cm de comprimento!mt obrigada espero resposta !

  4. oi Valéria amei o seu balcãode vidro.Vc foi muito criativa e sua cozinha vai ficar xique!!vou fazer igual.Mande fotos depois que tiver com o mármore.

  5. ola adorei essa bancada, pretendo fazer uma igual mas no lugar do marmore pretendo colocar um vidro.
    mas gostei muito da sua idéia eu ja estava pensando em fazer assim ai fui pesquisar na net para saber mais ou menos como ficaria, vi o seu e a-d-o-r-e-i..

  6. Olá,
    Pretendo montar uma parede em “L” de 2,80m de altura x 1,00m, vc sabe onde encontro as ferragens de sustentação e a base para assentamento dos blocos de vidro.

  7. Oi Valeria, primeiramente parabens pela obra. Bem, tenho uma casa sendo levantada e já havia pensado nessa possibilidade de balcao com bloco de vidros, porem sua iniciativa de como erguer e como ficou, foi muito importante pra melhorar a minha opinião sobre esse balcao. Agora fica uma duvida, já se passaram alguns meses, talvez vc já tenha posto o tampo, então como ficou? tenho receio, já que os blocos de vidros são finos e o tampo pode ficar sem apoio, e tombar ao se apoiar sobre ele, vc arquitetou alguma solução, ou não foi nescessário? PARABENS

    1. Oi Eduardo! O balcão continua sem tampo, sabe como é obra, dá uma acelerada, depois para… E vou comprar o mármore junto com o tampo da pia e dos armários. A pedra só vai passar uns 8 cm ou 10 cm de cada lado, justamente porque fico com medo de não tem muito apoio e rachar… Não vejo a hora de concluir para postar novas fotos.

  8. Valéria, estou fazendo um armário para cozinha com tijolos de vidro e por cima colacarei uma pedra de granito preta, mas gostaria de ver como ficou o seu com a pedra de mármore já colocada.

    1. Olá Elias. Ainda não coloquei a pedra, vou comprar junto com os tampos do armário. Será praticamente umas das últimas coisas da obra, mas coloco fotos assim que terminar. Abç.

  9. oi valéria tudo bem adorei sua ideia… enfim estou planejando um balcao com vidro tb, gostaria muito que vc me ajudasse com algumas idéias e duvidas.Bom aonde eu compro este ferro de sustentação?e quanto centímetros vc usou para base de assentamento dos tijolos?pretendo tb fazer o balcao em ( L). vc acha que 1 mtr de altura é ideal?quero tb colocar o tambor de mármore será que uma carreira de tijolos suporta ou posso optar por duas, o que você acha? por favor me ajude… ficarei grada aos seus conhecimentos ! bjos e até mais !!!!

    1. Que legal… colocou fotos das várias etaspas da construção do balcão. Ficou muito bonito, parabéns! Em dezembro vou cobrir o meu com pedra preto São Gabriel (acho que o seu também é, né).

  10. ola,bom dia eu gostaria de saber se eu colocar o piso sobre o outro tenhe uma sustentaçao boa,e se eu colocar pastila de vidro tambem pode colar.
    desde ja agradeço……

    1. Olá Jucimar. Só um profissional mesmo pode te responder. Pela experiência lá de casa as pastilhas são assentadas com uma argamassa especial e não sei se ela pode ser usada em cima de um revestimento já existente.

  11. oi, gente eu fiz o meu balção da cozinha americana usando os blocos em vidro e o tampo de madeira de lei ( não fiz a base de cimento não , ela foi aplicada direto na cerâmica , ficou maravilhosa, vale a pena a dica da Valéria , beijosssssssss

    1. Oi Paula! Também pensei em colocar o tampo do balcão em madeira de demolição (tenho um pequeno estoque em casa), mas achei que não combinaria tanto com os blocos, que são de vidro… acabei optando pelo granito preto São Gabriel (ainda não foi instalado). Se tiver fotos me manda, adoraria ver como ficou. Bjo!

    2. Olá Paula. Também pensei em colocar um tampo de mandeira, mas acredito que o granito preto São Gabriel (mesma pedar da pia) vai combinar mais com minha cozinha/sala de jantar. Posto foto quando tiver instalado. Manda foto do seu balcão, adoraria ver! Bjo.

  12. Olá,
    adorei seu balcão de vidro…
    poderia me informar quanto foi o custo da mão de obra do pedreiro… andei pesquizando pelo jeito nao é nada barato ne ??

    obg

    Camila

    1. Oi Camila! Não sei te dizer valores da mão de obra pois o mesmo pedreiro que fez o balcão também fez os demais acabamentos da casa e cobrou por empreitada.

  13. ola, meu pedreiro esta acabando de fazer o meu balcão hj, vou até dar uma saida para comprar a pedra, mas agora pintou uma preocupação tremenda….ele não colocou as barras de ferro entre os bloco, colocou apenas na base entre os bloco, só na primeira fileira, será que vai cair????
    nossa me deu ate tremedeira rsrs ele disse que aguenta…..

    1. Oi Talita! Colocar as barras de ferros entre os blocos (horizontal e vertical em todas as fileiras) é um método seguro, vira uma fortaleza a “parede”. Mas não creio que o balcão caia por não ter as amarrações em ferro… Só um engenheiro mesmo poderia avaliar… Também acredito que o seu balcão – assim como o meu – não vai sofre golpes, chutes ou coisas do tipo… Vidro é vidro, pode acontecer de quebrar, com ou sem o ferro na estrutura, mas as chances são mínimas… Manda foto depois de pronto!

  14. VALERIA QUERIA SABER QUE TIPO DE TIJOLO DE VIDRO VOCE USOU, ACHEI MUITO BONITO, BEM TRANSPARENTE, JA OLHEI VARIOS E ESTOU COM DUVIDAS, POR EXEMPLO O DA PAULA FICOU MUITO BONITO, MAIS E COMO SE O TIJOLO ESTIVESSE EMBARÇADO.UM BEIJO

    1. Oi Kesia, tudo bem?? Olha, nas lojas de materiais de construção você vai encontrar vários modelos de bloco de vidro, inclusive os coloridos. O que usei foi o mais comum, básico mesmo, e pessoalmente você vai identificar fácil. O que a Paula usou eu mesma nunca vi nas lojas, mas ele é meio quadriculado, por isso aparenta ter menos transparência. Tudo vai do gosto e da aplicação do produto (local, utilidade). Assim que eu colocar o tampo de granito eu posto fotos, pois vou fazer junto com os dos armários da cozinha. Bjo!

  15. Quero fazer meio arredondado, voce acha que tem jeito? E o tampo de marmore é de 50 cm é muito largo? devido o tijolo de vidro ser tão estreito.bjs

    1. Então, Kesia… o balcão de bloco de vidro pode ser reto, arredondado, em L, como o “freguês” preferir… Só veja se o seu pedreiro aceita fazer no formato que você quer. Prefira colocar as ferragens em cada fileira de bloco, como explico lá no post. Bjo.

  16. Valéria estou querendo fazer um balcão tipo o seu,mais estou com um pouco de dificuldades de encontrar esse material que tipo faz a separação dos blocos,essa pecinha preta que está entre os blocos, queria que você citasse o nome para eu poder comprar. obrigado.

    1. Oi Geny! Não sei se existe um nome técnico, mas chamo de espaçadores (ou separadores) para bloco de vidro. Você encontra em casas de material de construção (comprei na Dicico, mas também encontrei num depósito aqui do bairro mesmo). Já vi branco e preto. Depois de assentados e secos (váaarios dias) dá pra quebrar uma parte do plástico que fica para fora (parece uma borboletinha) para poder passar o rejunte entre os blocos.

  17. Muito obrigado Valéria, falei esse nome (espaçadores) na casa de construção eles já sabiam o que era e conseguir comprar,fico muito grato por sua informação abraço.;)

  18. Gente, vou dar uma dica pra vcs, entrem no site e vejam. http://www.margemprojetos.com.br , são acessoria tecnica da fabrica especializados, custo beneficio extraordinario…faz 8 anos que fiz uma laje aqui em casa, nunca deu uma infiltração! nada…e um box no banheiro, eles tem todos os materias que nem sabia que usava, MANTA , ferro galvanizado, o fermaglass… empresa Nota 10 .liguem (11) 5561-0297

  19. Está uma bagunça porque a casa ainda está em reforma,mais adorei sua ideia e fiz o balcão ;)https://fbcdn-sphotos-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn1/564888_368722996511619_100001217648047_1102976_1101711417_n.jpg olha essas duas fotos

  20. valeria, pintou uma duvida, depois que olhei o da geny, o balcão tem que ser da mesma altura da pia? minha cozinha é enorme e o meu balcão vai pegar 100 tijolos de vidro, estou comprando aos poucos, pensei em faze-lo mais alto, sera que fica legal?

  21. Oi Valéria estou com uma dúvida, não sei se sera possivel mas gostaria de mandar fazer uma parede de vidro para colocar a pia da cozinha! Será que daria certo a pia e de granito me ajude oh dúvida.

  22. Olá meu nome é Raimundo eu estou pensando em fazer um balcão com bloco de vidro, a minha ideia para o tampo e fazer uma viga de uns 20cm de largura e colocar o tampo sobre esta viga.

  23. vou fazer um balcão desse mesmo jeito,so q um pouco + largo,sou mestre de obra e as colocações das barras dão + uma segurança e apoio,parabéns ficou lindo o seu balcão.abraços Valéria.

  24. Eu amei, é exatamente assim que quero fazer.
    Mas me tira uma duvida, me disseram que é preciso fazer uma fileira por dia, é verdade ?
    Vc usou barra de ferro ness murinho?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s