Novo Padrão Brasileiro de Plugues e Tomadas

Plugue e tomada de três pinos

O padrão brasileiro para tomadas e plugues mudou. O novo formato tem um rebaixo de quase 1 cm, é sextavado (foto) e com três contatos (pinos redondos).

O terceiro deles é o condutor-terra, que impede choques elétricos.  Já a área mais funda serve como barreira, principalmente para crianças, evitando o contato acidental dos dedos no polo do plugue.

A partir deste ano, refrigeradores, lavadoras e micro-ondas não terão mais aquele fio verde que vinha na parte de trás dos aparelhos (o fio terra). Os aparelhos já sairão da fábrica com o terceiro pino no plugue.

Por conta disso, todo mundo terá que mudar as tomadas de casa? A resposta é NÃO!

Explico: a Lei 11.337, de 26 de julho de 2006, determina que todas as novas edificações tenham o aterramento da rede elétrica. Como as casas mais antigas não possuem, de nada vai adiantar apenas mudar as tomadas se elas não terão a nova  instalação. Além disso, apenas 20% dos aparelhos necessitam da proteção do fio terra. O restante continuará com dois pinos.  Para plugues de três polos, será preciso apenas usar adaptadores, sempre certificados pelo Inmetro.

Logo que o projeto elétrico da minha casa começou a ser pensado, comprei as caixas de tomadas, de interruptores e espelhos para a casa toda e, só depois disso foi que o padrão mudou.  Mas, como todas elas já têm a conexão com três pinos redondos mais o espaço para os quadradinhos ou “achatados” (só não possuem o rebaixo das tomadas novas), não vou precisar trocá-las.

Confira o material do Inmetro sobre o novo Padrão Brasileiro de Plugues e Tomadas.

Caso você compre um eletrodoméstico novo da Brastemp, por exemplo, e ainda venha com o plugue antigo,  a empresa faz a troca do cordão antigo pelo novo modelo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s